Lançamento Cidade Feita de Rio

Cidade Feita de Rio

Acreditamos que intervir na paisagem urbana demanda sensibilidade para observar, reconhecer a cidade e interpretar seus códigos. Acreditamos que o arquiteto, mais do que um agente de transformação física, é um agente cultural da paisagem da cidade. 

A Smart – Arquitetura para a vida Contemporânea, nasceu com esta missão. Desenvolver arquiteturas que dialoguem com a paisagem de Porto Alegre de forma positiva e propositiva, a partir da observação e interpretação de seus códigos.

Em 2011, observando as águas do Guaíba, reconhecemos uma parte da cidade não feita de ruas e tijolos, mas ocupada por aquelas águas. Uma rua cujo leito é percorrido diariamente por embarcações e olhares contemplativos. Iniciávamos ali uma nova jornada e, na medida em que vislumbrávamos pela primeira vez a nossa arquitetura emoldurando aquela paisagem, também descobrimos novos códigos da cidade, nutrindo o desejo de compartilhar publicamente este olhar.

Livro Cidade Feita de Rio

Criamos o projeto Cidade Feita de Rio para comunicar a poética dessas águas e advogar em prol de sua força como identidade geradora desta nossa Porto Alegre, promovendo a imagem do Guaíba sob forma de audiovisual, livro e exposições fotográficas. 

O projeto recebeu o apoio da Unisinos e de importantes fotógrafos que se juntaram a nós nesta missão: Achutti, Fabiano Benedetti, Henrique Amaral, Letícia Remião, Marcelo Nunes, Nilton Santolin, Raul Krebs e Ricardo Fabrello, além de moradores da capital, do interior, de outros estados e até de outros países, que submeteram suas fotos para o projeto cultural, que hoje compõem o livro.

A exposição física das fotografias, prevista para março, precisou ser adiada em função do distanciamento social. Mas decidimos não esperar mais e desenvolver a sua versão digital no Instagram através do @cidadefeitaderio.

Além disso, decidimos doar a primeira edição do livro em prol de entidades assistenciais que, mais do que nunca, precisam de apoio.

A primeira instituição beneficiada será a Aldeia da Fraternidade, associação sem fins lucrativos que vem desempenhando um importante papel na cidade ao longo de seus 57 anos. A meta é que os exemplares doados inicialmente para a Aldeia se transformem em investimentos em projetos de educação e na assistência das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, atendidos na instituição.

Para adquirir seu livro e apoiar a Aldeia basta acessar: http://www.aldeiadafraternidade.org.br/livrocidadefeitaderio

Leia também:

Conecte-se conosco