Jornal Petrópolis
Arquitetos inovam com planta livre em prédios residenciais e comerciais
Vãos livres sem a interferência de paredes ou vigas dão a oportunidade aos moradores de planejar seu imóvel de acordo com seu estilo de vida O maior objetivo da dupla é que cada construção se transforme em um ponto de identidade de quem vive lá, e como obras de arte, cada projeto pode ser visto como uma prova de autor – original e sem possibilidade de outras cópias.
Além disso, os arquitetos buscam estimular os moradores de seus projetos a viver mais a cidade em sua volta, valorizando a região onde a vida possa se resolver à pé, onde o carro não seja uma obrigação, mas uma de algumas opções. Segundo o casal Cristiano e Carolina Englert, moradores do primeiro prédio construído pelos arquitetos Ricardo Ruschel e Márcio Carvalho, na Rua Amélia Telles, mantiveram a planta de 100m² praticamente livre, correspondendo a proposta original da Smart!. Incluíram apenas uma porta de correr para ter mais privacidade no quarto.
Valorizam o amplo espaço de convivência, a integração e espaço para circulação. Aubér Césaro e sua esposa Nina Delecolle, moradores do mesmo prédio, contam que ambos cresceram em casas e numa pesquisa de mercado para adquirir um imóvel, o que chamou atenção do projeto da Smart! foi uma varanda externa maravilhosa com uma pérgola. “O espaço externo é um dos mais utilizados do loft para cultivar folhagens e receber nossos amigos e família”, afirmam. “A única semelhança que eles têm foi a opção dos proprietários de configurar como um dormitório – todas as plantas são completamente diferentes”, revelam os arquitetos.
Os próximos empreendimentos da Smart! são nas ruas Lageado, que está em construção e na Iguaçu e Padre Cacique, que encontram-se ainda em prancheta.
Confira a matéria completa no link.